10 causa de morte em peixes

Muito peixe no aquário

 

Quando colocamos muitos peixes no aquário temos alguns problemas que podem levar a morte dos peixes. O principal problema é que o nível da amônia que sobe muito e como a amônia é tóxica pode matar os peixes. Sem falar em todos os outros parâmetros da água que podem se alterar.
Uma solução para isso é melhorar a filtragem, oxigenação da água e verificar periodicamente os parâmetros da água para manter tudo sobre controle.

 

Muita comida no aquário

 

Sabe aquela história que peixe come até explodir e que come tanto que acaba morrendo isso é mentira o que acontece é que quando damos muita comida para nossos peixes essa comida vai para o fundo do aquário se deteriora se transformando em amônia que por sua vez é tóxica para os peixes. A comida no aquário que o peixe não come polui muito mais do que quando o peixe come e excreta.
A solução para isso é simples de menos comida a comida deve acabar em 1 a 2 minutos

 

 

Falta de comida

 

Muitas pessoas dão comida que não condiz com a necessidade do peixe, cada peixe tem uma necessidade nutricional diferente não é porque o peixe está comendo que ele está gostando ou está suprindo suas necessidades. O peixe pode ficar fraco sujeito a pegar doenças e morrer.

A solução compre comida correta e de boa qualidade

Pouco Oxigênio na água

 

A falta de oxigênio afeta a saúde dos peixes e desequilibra a biologia do aquário. Um indicador que a água está com pouco oxigênio é quando os peixes ficam constantemente na superfície “mordendo a água “

A solução é melhorar a movimentação da água principalmente na superfície.

 

Temperatura

 

Quando os peixes estão em temperatura mais baixa ficam mais vulneráveis a doenças, ficam parado e perdem o apetite. Quando estão em temperaturas elevadas ficam muito agitados estressados e ofegantes
A solução é instalar um aquecedor se for para subir a temperatura ou um chiller ou cooler para baixar a temperatura.

 

PH incorreto

 

Uma das maiores causas de morte dos peixes é o PH incorreto mata os peixes sem deixar rastro.
A solução é saber o PH ideal dos peixes do seu aquário e manter sempre estável.

 

Muita manutenção

 

Quando é feita muita manutenção no aquário desiquilibramos a biologia do aquário.
A solução não retirar mais do que 20% de água mensal do aquário.

 

Choque de temperatura

 

Os peixes precisam da temperatura da água para manter a temperatura do corpo. Quando os peixes mudam de água com a temperatura diferente ele tem um choque térmico afetando sua saúde.

Solução fazer a equalização da água de forma lenta e gradativa.
Filtro muito sujo

 

Quando o filtro fica muito sujo o filtro perde desempenho e tendo um acumulo de detritos podendo prejudicar a qualidade da água.
Solução fazer manutenção periódica no filtro

 

Incompatibilidade dos peixes

 

Algumas espécies de peixes não podem ficar uma com as outras podendo ter incompatibilidade de qualidade de água, comida, brigas, perseguições, alguns peixes podem virar “lanchinho” de outro peixe etc.
Solução pesquise sobre as espécies que você tem e as novas espécies que você vai adquirir.

Aprenda mais sobre aquarismo clicando aqui