Como controlar o TDS?

A primeira coisa que você deve verificar na hora de controlar o TDS é saber a procedência da água que será utilizado no aquário. Não adianta você ter o medidor de TDS se você utiliza a água da rede pública, porque você vai até saber qual é o TDS da rede pública, mas não vai saber quais são os sais que estão compondo essa medição de TDS. É utilizado filtro de osmose reversa ou filtro deionizado para obter uma água com o TDS baixo dessa forma você vai conseguir controlar o TDS e a qualidade da água.
A água que sai do filtro de osmose reversa sai com o TDS abaixo dos 10ppm e o filtro deionizado sai com TDS abaixo de 20ppm e a água da rede publica tem o TDS em torno de 200 podendo variar de cidade para cidade.
O próximo passo é você saber qual é o TDS ideal para os seus peixes, camarões etc. E comprar os sais adequado para eles.
Como preparar a água para as TPAs (trocas parciais de água )?
Pegue a quantidade necessária de água do filtro de osmose reversa ou filtro deionizado e acrescente os sais adequados em pequenas quantidades e misturando a cada adição dos sais até chegar no TDS desejado, caso o TDS fique mais acima do que o correto acrescente mais água do filtro diluindo a quantidade de sais excessiva.
Como controlar o TDS no aquário?
Não existe muito segredo meça o TDS se estiver abaixo acrescente os sais corretos, se o TDS estiver acima do necessário acrescente água do filtro.
Lembrando que nas TPAs será necessário a adição dos sais e quando for só completar a água que evaporou não é necessário a adição dos sais, cuidado para não dar um choque de parâmetros nos animais do aquário porque dependendo da quantidade de água que evaporou o TDS vai estar bem mais alto e jogar a água muito rápido os parâmetros vão mudar bruscamente.