Como evitar choque térmico na troca parcial de água (TPA)

Como já sabemos um peixe resiste a uma grande variedade de parâmetro, o problema não é a variedade dos parâmetros da água que eles aguentam e sim qual é a velocidade que os parâmetros da água muda mesmo que for mudar os parâmetros para o adequado é necessário que os mude devagar. Por esse motivo que aquários de grande porte é mais fácil de se manter do que os aquários de pequeno porte.
Eu sei que a maioria das pessoas (para não falar todas) não iguala a água nova com a água do aquário eu não sou exceção e quando o clima esta frio chega a dar 10 graus de diferença na temperatura.
Então como eu faço?
Limpo meu aquário normalmente e na hora de adicionar a água nova no aquário eu preparo a água em um balde e o coloco encima do aquário, coloco uma ponta da mangueira de ar na entrada de ar da bomba submersa e a outra dentro do balde dessa forma a quantidade de água que entra no aquário é pouca e se mistura rapidamente  evitando ao máximo a variação dos parâmetros da água não importando qual é a diferença entre as duas águas.