Como remover o nitrato do aquário de água doce

Normalmente em ambientes naturais o nitrato é muito baixo devido a grande quantidade de água e pelo próprio ciclo do nitrogênio.
Normalmente para controlarmos o nível de nitrato de um aquário fazemos trocas parciais de água, mas na verdade quando fazemos trocas parciais de água não estamos realmente tirando o nitrato e sim diluindo o nitrato, tiramos a água do aquário com muito nitrato e colocamos água com menos nitrato e vamos fazendo isso até que o nitrato chegue a uma quantidade de nitrato aceitável.
Essas trocas de água deve ser feita lenta e pouco a pouco para não dar um choque nos peixes ou não desestabilizar o aquário.
As plantas consomem o nitrato como forma de alimento por isso são uma boa opção para reduzir o nitrato, mas verifique se os seus peixes não vão comer as plantas. Mesmo em um aquário com plantas é necessário ficar de olho no nível de nitrato pois as vezes a quantidade de planta que tem não é o suficiente para consumir o nitrato.
Reduza a quantidade de nitrato produzido: Reduza a quantidade de peixes, quanto mais peixe temos no aquário mais nitrato teremos por causa da maior quantidade de materiais em decomposição.
Diminua a quantidade de comida, quanto mais comida é jogada no aquário maior a quantidade de matéria orgânica produzida consequentemente mais nitrato na água.
Use produtos: Existe no mercado várias marcar de removedores de nitrato veja um que te agrade e atenda a sua necessidade, Removedores de nitrato são a forma mais fácil de baixar o nitrato e mais caro também.
Trocas parciais de água periódica ajuda a manter o nível do nitrato baixo, não deixe de fazer a manutenção no aquário.