Home como cuidar do seu aquário peixes bettas Acompanhe as viagens de Sérgio Gomes artigos sobre aquários duvidas sobre aquarismo Entre em contato Home pesquisa Iniciantes no aquarismo Artigos sobre aquarismo Biografia Lagos
aquarios Adicione aos favoritos
aquarios
   
     
 

Importante : Todas as fotos apresentadas aqui são de autoria de Sérgio Gomes. Todas as excessões estão devidamente identificadas nas legendas.

 
     
   
 
Página 92 - Peixes

       
  Molinésias
As molinésias são simpáticas, resistentes e comem muita alga. Muitos não gostam desta espécie, mas em minha opinião são discretas e muito bonitas. Escolha variedades mais sofisticadas como essa, por exemplo.
 
       
       
  Molinésia
Mais um exemplo de molinésia que vai bem em aquários de plantas. Esta é uma molinésia prata.
 
       
       
  Platys
Platys podem ser uma boa opção, além das molinésias. Não são considerados "peixes nobres", mas um ou outro para ajudar a comer algas, não vai fazer mal a ninguém.
 
       
       
  Caramujos
Caramujos como a corbícula ajudam a comer algas espalhadas pelo aquário. Não atacam plantas, são discretos e trabalham o dia todo.
 
       
       
  Cascudos
Cascudos do norte do país são maravilhosos. Em aquários comunitários necessitam de uma dieta específica (Plecomin) caso contrário tornam-se sensíveis demais e morrem com facilidade. Em aquários de plantas mostram maior resistência, mas devemos evistas exemplares grandes que fuçam no fundo, desprendem plantas e podem até comer algumas folhas.
 
       
       
  Algae eater
Este é um exemplo de "algae eater". Seu nome popular é flying fox e o científico um palavrão: Epalzeorhynchus (novo Crossocheilus) - siamensis.
 
       
       
  Algae eater
Este é outro "algae eater". Conhecido por sucking loach ou Gyrinocheilus aymonieri.
 
       
 
 
Página 99 - Ração

       
  Ração
Aqui a foto de um pote de ração recém aberto. Veja a quantidade de sujeira que essa ração contém! Faça o teste com a ração que tem em casa. Passe o dedo pela parede lateral do pote.
 
       
       
  Ração
Conforme a ração vai acabando, mais pó vai aparecendo. No fim, so sobra mesmo um farelo sujo que serve mais para sujar o aquário que alimentar o peixe.
 
       
       
  ração
Aqui um pote de ração de boa qualidade. Veja a diferença entre as paredes dos potes. O floco tem cor mais viva e é muito mais consistente, o que garante uma nutrição mais adequada e maior limpeza do aquário.
 
       
       
  ração
Do lado esquerdo, o pote vazio da ração de qualidade. Notam-se pequenos pedaços de ração, resultado de um despedaçamento provocado pelo movimento do pote. Já no pode da direita, nota-se que a própria ração contém pó. No assunto alimentação, é válido gastar alguns poucos reais a mais para oferecer aos peixes uma ração melhor que os deixará mais saudáveis e coloridos, e seu aquário muito mais limpo.
 
       
 
 
Página 100 - Os peixes devem comer na superfície do Aquário

       
  Dando comida aos peixes
Uma pitadinha...espere que comam tudo...mais uma pitadinha... espere novamente...mais uma pitadinha...espere novamente... e assim por diante, por quantas vezes forem necessárias. NUNCA, eu repito, NUNCA!!!, mais uma vez, NUUUUNCAAAA deixe que o alimento espalhe-se pelo aquário todo como se estivesse nevando. Os peixes devem comer na superfície e meio do aquário.
 
       
       
  Dando comida aos peixes
O alimento não deve chegar ao fundo. Se você tem peixes que ficam no fundo como corydoras, dojos, mocinhas, etc, use um alimento específico em pastilhas ou algum alimento granulado, mas não exagere! Em geral, uma pastilha é suficiente para até 10 peixes de fundo.
 
       
 
 
Página 105 - Faça o teste no pote de ração

       
  Teste no pote de ração
Faça o teste: veja se há pó nas laterais do pote da marca de ração que você vem utilizando.
 
       
 
 
Página 106 - Acarás - bandeira

       
  Acarás - bandeira
Eu sempre me orgulhei dos acarás-bandeira que tinha em meus aquários, mas ao me deparar com esses exemplares do aquário público que fica dentro do Zoológico de Osnabrück na Alemanha, vi que ainda tinha muito o que aprender. O aquarista deve sempre buscar ter os melhores peixes com as mais perfeitas cores e aspecto mais saudável possível.
 
       
 
 
Página 107 - Aquários com espécies de diversas regiões do mundo

       
  Aquário com várias espécies
Alguns aquarista experientes têm horror à expressão "Aquários Comunitários", mas o fato é que é perfeitamente possível ter um aquário com espécies de diversas regiões do mundo, convivendo em harmonia e muito saudáveis. Este é um dos meus aquários, decorado com plantas artificiais e mais de 15 espécies diferentes de peixes.
 
       
       
  Várias espécies de peixes
Peixes de água doce são muito resistentes e capazes de se adaptar em aquários com peixes estranhos ao seu habitat natural. Aqui, meu acará-bandeira albino convivendo com diversas espécies, sem problemas.
 
       
 
 
Páginas 108 - Papagaios, cardume dos bandeiras e bandeira "pérola - ouro - véu"

       
  Papagaios
Papagaios são, em alguns casos, um pouco chatos com outras espécies mas em aquários com população controlada, não chegam a incomodar. São, também, maravilhosos e cobiçados por todos os aquaristas do mundo.
 
       
       
  Cardume de bandeiras
Aqui, um cardume dos bandeiras mais sensacionais que já vi em minha vida. Esses peixes estão em exposição no aquário público dentro do Zoológico de Osnabrück na Alemanha.
 
       
       
  Bandeira "pérola-ouro-véu"
Este é meu bandeira "pérola-ouro-véu". Esta espécie é resultado de mutações genéticas que o homem fez ao longo do tempo. Não deve ser colocado com peixes chatos que têm o hábito de mordiscar as caudas dos outros peixes.
 
       
 
 
Página 111 - Tetra Congo

       
  Tetra Congo
O Tetra Congo é ágil, muito bonito, resistente e pacífico. É o peixe feito para aquários comunitários.
 
       
 
 
Página 113 - Kinguio, Ryukim e carpas

       
  Kinguio
Estes são espécies de kinguio de boa linhagem (fantail e ryukim). Aquários de kinguios de raça são muito bonitos!
 
       
       
  Ryukim
Olha só que beleza de ryukim!
 
       
       
  Modelo de lago
Este é um modelo de lago que pode ser construído dentro de casa ou no jardim de qualquer residência. Lagos bem montados não tem cheiro ruim, algas que impedem a visão dos peixes nem barulho excessivo. Consulte um bom técnico.
 
       
       
  Carpas
Carpas vencedoras de concursos podem chegar a valer mais de R$ 5.000,00 no Brasil. Em alguns países chegam a valer muito mais.
 
       
       
  Carpa
Este é um exemplo de carpa magnífica, que pode chegar a valer milhares de dólares.
 
       
 
 
Página 115 - Aquários de Ciclídeos
       
  Aquários de Ciclídeos
Aquários de ciclídeos devem ser grandes e conter diversas pedras para esconderijo, pois ciclídeos são muito territoriais, especialmente quando adultos, e podem brigar muito, com consequências graves.
 
       
       
  Aquário de ciclídeos
Este é o maior aquário de ciclídeos que já vi na vida. Foi montado em uma exposição em Nurimberg, Alemanha, durante a realização da Interzoo 2000. Mais de 3000 ciclídeos africanos de diversas espécies embelezaram o ambiente. Obviamente, o aquário ficou montado apenas por alguns dias.
 
       
       
  Aquários de ciclídeos
Vejam os pequenos africanos divertindo-se e achando bom do tremendo espaço que tinham para nadar... Troncos e plantas??? Em aquários de ciclídeos??? Bem, era apenas uma exposição que duraria 4 dias...
 
       
       
 
Ciclídeos são comumente confundidos com peixes marinhos, tal a variedade e intensidade de cores
 
       
       
  Ciclídeos
No fim das contas, este aquário de 360 litros acabou ficando pequeno para tanto peixe. Eles cresceram e muitos deles, de tanto brigar, foram se matando... Se decidir montar um aquário de ciclídeos, tenha espaço e compre um aquário bem grande.
 
       
 
 
Página 118 - Exposição de Guppies

       
  Exposição de Guppies
Esta foi uma exposição de guppies realizada no Brasil. O nível dos peixes apresentados foi impressionante, e os participantes levam o concurso muito a sério.
 
       
       
  Guppy
O guppy é uma espécie muito interessante. Quando pequeno adorava criá-los. Foto do livro "Back to Nature- Aquarium Guide".
 
       
       
 
 
Página 120 - Discos

       
  Discos - Reis do Aquário
Discos são os "Reis do Aquário". Nada se compara a um aquário bem plantado com discos saudáveis reinando absolutos...
 
       
       
  Discos - Peixes
Embora sejam originalmente peixes de águas escuras, e, por isso, muito tímidos, vêm ao longo dos anos, se adaptando muito bem a aquários bem plantados e iluminados, e até, eventualmente, em aquários comunitários.
 
       
       
  Discos - peixes
O ambiente natural dos discos se assemelha a este : pouca luz, apenas areia e alguns troncos e nenhuma planta ou pedra. Na natureza a água é muito mais escura que esta, daí o motivo dos discos serem tão tímidos. Pouco ou nada se sabe sobre seu comportamento em ambiente natural, justamente pela visibilidade em seu habitat ser quase zero.
 
       
       
  Discos - peixes
Os biólogos do "Aquário de Osnabrück" montaram esse aquário justamente para que o público saiba de onde vêm e como vivem os discos selvagens.
 
       
 
 
Página 121 - Discos nascidos e desenvolvidos em cativeiro

       
  Discos - peixes
Aqui, discos nascidos e desenvolvidos em cativeiro. Seu comportamento é mais "atrevido" e sua adaptação em ambientes diferentes dos usuais é muito mais rápida e possível.
 
       
       
  Discos - peixes
São ou não são os "Reis do Aquário"? Esta foto foi tirada na Alemanha em uma feira, onde o dono do stand expunha suas gigantescas e prolíferas matrizes.
 
       
       
  Discos - peixes
O homem, usando a genética, desenvolveu diversas variedades de discos. Os peixes criados em cativeiro são muito mais resistentes e adaptáveis que os selvagens.
 
       
       
  Discos - peixes
Este é um exemplar que está se desenvolvendo muito bem em um aquário comunitário de plantas naturais.
 
       
       
  Discos - peixes
Ao comprá-los, escolha exemplares com tamanhos aproximados para evitar brigas excessivas que podem atrapalhar a adaptação dos discos em seu aquário.
 
       
       
 
 
Página 122 - Bettas

       
  Betta Macho selvagem
Este é um exemplar de betta macho selvagem. Não fosse o homem ter modificado geneticamente o peixe, este não seria hoje um dos peixes mais populares do mundo. Foto do livro "Siamese Fighting Fish".
 
       
       
  Betta
Este é o popular betta, bem diferente dos bettas selvagens. Foto do livro "Siamese Fighting Fish".
 
       
       
 
 
Página 139 - As lojas de Aquários

       
 
As lojas no Brasil evoluíram muito. Mas por motivos éticos, não colocarei aqui nenhuma loja brasileira, mas apenas estrangeira para que sirvam como referencial de qualidade para lojistas e consumidores.
 
       
  Loja Veldus - Holanda
Esta é a loja Veldhuis que fica na Holanda. É uma beleza de loja. Tem tudo que qualquer aquarista no mundo busca em termos de variedade, qualidade e conveniencia de compra.
 
       
       
 
Nesta loja havia 6 fileiras como estas com centenas de aquários e milhares de peixes. Tudo muito limpo e organizado. A impressão era que a loja havia acabado de ser montada.
 
       
       
 
O da direita é o dono da loja. Orgulhoso de sua magnífica loja, chegava quase à arrogância em seus comentários... Mas depois de algum papo, o Sr. Veldhuis mostrou-se muito atencioso e curioso sobre o mercado brasileiro.
 
       
       
  Snack bar
Bateu uma fominha? No "snack bar" da loja Veldhuis você pode sentar-se com os amigos, beber um bom café, comer um delicioso salgado e bater um bom papo sobre aquários.
 
       
       
 
Esse é o padrão de aquário-vitrine que se vê na Holanda...Esse é o da loja Veldhuis.
 
       
       
  Bo Vis - Holanda
Essa é a loja Bo Vis, também na Holanda, que nem havia sido inaugurada.
 
       
       
 
Organização e limpeza nos países do primeiro mundo são básicos, e não um extra. Todas as lojas são assim. O dono da Bo Vis sabe disso, por isso, antes mesmo da inauguração, tudo estava muito limpo e organizado.
 
       
       
  Aquário de Kinguios
Vamos falar de aquários ou fechar um negócio tomando um cafézinho em frente à um belo aquário de kinguios de raça? Se você tem crianças, deixem-nas com as "Tias" no cercadinho ao lado... Tudo isso na Bo Vis.
 
       
       
  Bo Vis
A loja ainda não abriu, mas a bateria de plantas estava tinindo. (Bo Vis).
 
       
       
  Carpas
Carpas em aquários? Nem pensar... Na Holanda, ao menos, as carpas eram vendidas em tanques azuis ou pretos que realçavam suas cores. O destino destas carpas eram os populares Ponds (lagos artificiais) que nos países europeus são tão comuns quanto os aquários.
 
       
       
  Holanda
Aqui a frente de uma loja de Pet Shop na Holanda. Cheiro de cocô de cachorro, alpiste no chão, cocô de pomba e galinha por todo lado? Nem pensar...
 
       
       
 
Os holandeses tem fácil acesso à informações sobre aquários, por isso, a quantidade de aquaristas holandeses mal sucedidos é irrisória. Desta forma, o mercado de aquarismo por lá é quase 10 vezes maior que o daqui (e uma população infinitamente menor que a nossa). Desta forma, a grande maioria dos pet shops também possuiam um setor de aquário, muito limpo e organizado.
 
       
       
 
Animais soltos, mercadorias espalhadas pela loja, cheiros desagradáveis? Não na Holanda... Organização não é vantagem extra mas sim, básico.
 
       
       
  Garden Centers
Os gigantescos "Garden Centers" (lojas de artigos para jardinagem) da Holanda também têm setores de aquários... Todos muito bem organizados e com funcionários treinados.
 
       
       
  Garden Center
Olha o setor de aquarismo do Garden Center mais de perto...
 
       
 
 
Página 148 - Peixe com íctio

       
  peixe com íctio
Esta é a aparência de um peixe com íctio. Note os pontos brancos sobre todo o corpo do peixe. Foto tirada do livro "The Manual of Fish Health".
 
       
 
 
Página 152 - Infestação por Oodinium

       
  peixe com infestação por Oodinium
Este é um peixe com uma infestação por Oodinium em estágio avançado. A impressão que dá é que o animal está empoeirado. Foto do livro "The Manual of Fish Health".
 
       
       
  Peixe infectado
Aqui um close do peixe infestado. São diversos de minúsculos pontos que dão a aparência empoeirada ao animal.
 
       
 
 
Página 154 - Infecção bacteriana

       
  Infecção bacteriana
Esta é a infecção bacteriana mais comum, especialmente em platys, espadas e molinésias. Foto tirada do livro "Handbook of Fish Diseases".
 
       
       
  infecção causada por bactérias
Mais um exemplo de uma infecção causada por bactérias. Muitos confundem infecções bacterianas com fungos. Foto tirada do livro "The Manual of Fish Health".
 
       
       
  Infecção bacteriana
Infecção Bacteriana. Foto tirada do "The Manual of Fish Health".
 
       
 
 
Página 155 - Hidropsia

       
  Hidropsia
Este é um caso de hidropsia em fase terminal. Repare no abdôme inchado e escamas eriçadas. Foto do livro "The Complete Aquarium Problem Solver".
 
       
 
 
Página 156 - Infestações causadas por fungos

       
  Infestações causadas por Fungos
Repare que uma característica que distingue infestações causadas por fungos são tufos parecidos com algodão. Isso acontece principalmente quando há excessos na alimentação e ocorrem sobras que ficam pelo aquário. Foto do livro "The Complete Aquarium Problema Solver".
 
       
       
  Fungos
Peixes quando morrem infestados por fungos morrem assim. Foto do livro "The Manual of Fish Health".
 
       
 
 
Página 157 - Vermes

       
  Vermes
Repare nos "vermes" grudados no peixe. Foto do livro "The Manual of Fish Health".
 
       
 
 
Página 159 - Doença dos Neons

       
  Doença dos Neons
Doença dos Neons. Foto do livro "The Manual of Fish Health".
 
       
 
 
Página 163 - Aquário de plantas

       
  Aquário de plantas
Este é meu aquário de plantas poucos dias antes da conclusão do livro. Está montado há quase dois anos e continua muito saudável.
 
       
       
  Aquário de plantas
Este um belíssimo aquário de plantas na loja holandesa Veldhuis. Técnicas um pouco diferentes, mas ambos com bons resultados.
 
       
       
  Aquário de plantas
Este é o mesmo aquário que está na foto maior, na capa de meu livro, só que visto por outro ângulo.
 
       
       
  Aquário de plantas
Na Alemanha, as plantas são sempre prioridade. Os peixes são apenas complemento, e não o objetivo principal na maioria dos aquários.
 
       
       
  Aquário de plantas
Alguns aquários proporcionam um visual que mais parece um sonho.
 
       
 
 
Página 164 - Feiras

       
  Complexo feira do segmento Pets
Esta é uma visão geral do complexo onde, a cada 2 anos, acontece a feira do segmento de Pets mais importante do mundo, a Interzoo. Este foi o local onde me apaixonei pelos aquários de plantas naturais, em 1998.
 
       
       
  Trópica - Estande
Infelizmente não há fotos de qualidade dos aquários que vi na época... Apenas algumas fotos de alguns estandes. Este é o da Tropica, uma das mais conceituadas empresas do ramo na Europa.
 
       
       
  Nisso
A empresa japonesa Nisso, tinha aquários pequenos, mas a qualidade das plantas era de babar.
 
       
       
 
Esta é uma das primeiras fotos do aquário. Como perceberam, as plantas cresciam exageradamente, e eu não sabia, na época, quais plantas ficariam melhor, como podá-las da melhor maneira, etc... Por isso, às vezes o aquário ficava com essa aparência de "cabelo crescido", mas não ficava menos bonito por causa disso.
 
       
       
 
Dá para perceber em uma imagem mais próxima como esta, que as plantas estavam saudáveis e a água bem limpa. Os peixes também estavam muito saudáveis.
 
       
       
 
Notem que há plantas para todo lado e que não há algas, mesmo com uma iluminação proporcionada por duas lâmpadas HQI de 150W cada.
 
       
       
 
Esta foto foi retirada pouco antes do livro ficar pronto, em Julho de 2001, e a aparência do aquário é fantástica. Os peixes estão gordos e intensamente coloridos, e as plantas extremamente saudáveis. Não sou eu quem cuida mais do aquário, pois o mesmo foi vendido, mas a rotina de manutenção permanece a mesma, exceto a quantidade de água trocada que, agora, é de 10% por semana apenas.
 
       
       
 
Repare na saúde das plantas. Cortes, manchas marrons e folhas amareladas não fazem parte do cenário.
 
       
       
 
Definitivamente, posso considerar que o aquário "deu certo".
 
       
 
 
Página 166 - Travamentos

       
  Travamento - tampa de aquario
Veja o travamento como é diferente do convencional. Isso permite uma iluminação melhor e uma "respiração" mais eficiente do aquário.
 
       
       
  Travamento tampa de aquarios
Neste outro modelo, para lâmpadas fluorescentes, o travamento não é diferente. Apenas não há a trava grande no meio, pois o aquário é mais curto. Vidraceiros profissionais do aquarismo saberão dizer quando há e quando não há necessidade desta trava no meio.
 
       
 
 
Página 168 - Help filter em ação...

       
  Help filter aquario
Este é o help filter em ação.
 
       
 
 
Página 171 - Lâmpadas HQI e Fluorescentes

       
  Lâmpadas HQI aquarios
Veja agora a diferença entre um aquário iluminado por HQI e um aquário iluminado por lâmpadas fluorescentes. Note, neste caso, a preocupação em manter a distância das lâmpadas com a água. Isso para que as lâmpadas não aqueçam demais a água.
 
       
       
  Aquario iluminado com lampadas fluorescentes
Este aquário é iluminado com lâmpadas fluorescentes de diversas tonalidades. Pode até parecer que a iluminação é feita com HQI, mas note a distância da tampa para o aquário. São, no total, 12 lâmpadas de 40w.
 
       
 
 
Página 173 - Tampas - "Respiração"

       
  Tampa de madeira alta
Repare como a tampa de madeira é alta.
Isso ajuda a dispersar o calor.
 
       
       
  abertura na parte de traz da tampa
Veja a abertura na parte de trás da tampa. Isso faz com que o ar circule, permitindo uma dispersão do calor e uma "respiração" melhor do aquário.
 
       
 
 
Página 174 - Luminárias

       
  Plantas com HQI'S
Este é um exemplo de um aquário de plantas com HQI's e um tipo de luminária suspensa. Uma belezura!
 
       
       
  Iluminação suspensa
Olha aí mais um tipo de iluminação suspensa...
 
       
       
  Cooler
Se não for possível uma luminária suspensa, os ventiladores, ou "coolers" ajudam muito quando embutidos nas tampas de madeira, especialmente se funcionarem soprando a água e não como exaustores.
 
       
 
 
Página 178 - CO2

       
  Garrafa de CO2
Esta é uma garrafa de CO2 facilmente encontrada no mercado. Repare na válvula, uma das mais simples do mercado, e também em um medidor digital de pH. O medidor não é fundamental, mas ajuda um bocado e torna o uso do CO2 mais seguro.
 
       
       
  Reator de CO2
Este é um reator de CO2 facilmente encontrado no mercado. São muito fáceis de usar e otimizam o uso do gás no aquário. É um investimento que vale a pena.
 
       
       
  Garrafa refil kit CO2
Esta é uma garrafa de refil de um kit de CO2 para aquários pequenos, também bastante comum no mercado nacional.
 
       
       
  Kit completo de C02 para aquários
Aqui o kit completo em funcionamento.
 
       
 
 
Página 185 - Flying fox

       
  Flying fox  
     
 
O peixe na foto, e o de cima no desenho é o popularmente conhecido como flying fox (Epalzeorhynchus - novo Crossocheilus - siamensis), que, segundo o pessoal da Dennerle, come muito mais algas que os demais comedores de alga, como uma variedade muito parecida que aparece no desenho, por exemplo (Epalzeorhynchus kallopterus). Repare que o peixe na foto e no desenho de cima tem uma lista preta que vai até o fim da cauda, enquanto que o outro, não. Foto do catálogo Dennerle.
 
       
 
 
Página 186 - Plantas

       
  Ceratopteris
Esta é uma espécie de Ceratopteris. É a Ceratopteris thalictroides, também conhecida como samambaia d'água. Uma planta de rápido crescimento e grande consumidora de fosfato..
 
       
       
  Ceratophyllum L - rabo de raposa
A Ceratophyllum L. é a popularíssima rabo de raposa. Embora grandes consumidoras de fosfatos, crescem demais e tornam o aspecto do aquário bastante feio. Esta foto é do excepcional trabalho de Marcelo Notare "Plantas Hidrófilas e seu cultivo em aquários". Este livro, aliás, é obrigatório para os aficcionados em plantas, pois fala tudo sobre elas e muito mais.
 
       
       
  Egeria Densa
Esta Egeria densa é a popular Elodea. Trata-se de uma planta muito comum e rústica que consome altas quantidades de gás carbônico da água e também de fosfatos. Os aquaristas mais experientes a despresam porque são muito comuns. Foto do livro "Back to Nature - Aquarium Guide".
 
       
       
  Higrophila
Existem diversas variedades de Higrophila, e a mais comum é a H. difformis, que quando cultivada submersa apresenta folhas cortadas e um aspecto muito interessante, e quando fora d'água, folhas arredondadas e serrilhadas. É muito comum encontrarmos nas lojas esta planta com folhas arredondadas, pois são criadas fora d' água. As outras espécies, razoavelmente comuns como a H.corymbosa, H. polysperma e a H. salicifolia. Foto do livro "Back to Nature - Aquarium Guide".
 
       
       
  Sagittaria subulata
Valisnérias são inconfundíveis. Existem diversas variedades da espécie, mas todas muito parecidas. São compridas e finas e em alguns casos, suas folhas podem atingir cerca de 2 metros de comprimento. Parecem não gostar de luz direta muito intensa das HQI's. Foto do livro "Back to Nature - Aquarium Guide".
 
       
       
 
 
Página 190 - Aquários e Plantas

       
  Exemplo de aquário densamente plantado
Um exemplo de aquário densamente plantado, mas com aspecto harmônico. As podas são importantes, caso contrário, esta beleza não permanecerá por muito tempo.
 
       
       
  Aquário com plantas
Este aquário tem menos plantas, mas ainda assim, está bem plantado.
 
       
       
 
Visão geral do aquário.
 
       
 
 
Página 192 - Aquários de Plantas

       
  Aquário de plantas
Babe, meu amigo... Babe...
 
       
       
  Aquario de plantas
Parece que esse aquário dá o maior trabalho, não é mesmo? Na verdade, as podas realmente são um pouco trabalhosas, mas de resto, é moleza. Facilite a manutenção do seu aquário. Procure deixar ralos e torneiras próximas, bole esquemas de trocas de água e organize-se para que seu tanque tenha sempre esta aparência.
 
       
       
  Aquário de planta
Aquários de plantas são realmente magníficos...
 
       
       
  Aquário de plantas
Vamos lá! Crie coragem, informe-se e monte um você também!
 
       
       
 
     
  Voltar  
 
aquarios

 

Home | Biografia | Cuidados | Publicações | Bettas | Lagos | Viagens especiais | Artigos | Dúvidas | Iniciantes | Aquários Vips | Contato


Design by Mesa de Imóveis MKT